O Momento da Decisão! Trabalho duro ou somente instinto?
- Por Tiago J. S. Lima
- 5 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

Essa é uma questão relativamente árdua para algumas pessoas e profissionais, porém vital para questões pessoais, problemáticas simples, profissionais e com interligação complexa nas explicativas de "porque"".
Muitas decisões são tomadas sem embasamento técnico e científico, pois são baseadas em "feeling" e em experiências passadas e nem por isso estão erradas. O nível de sucesso das decisões está diretamente relacionado na maioria das vezes, às montanhas de informações que são coletadas e transformadas em direcionadores para a decisão mais assertiva.
Existe uma fórmula mágica para seguir em determinada direção ou muda-lá? Creio que não. Temos sim, muitos "insights" a respeito de determinados assuntos que nos direcionam e enriquecem nosso saber e nos tornam mais capazes de tomar determinadas decisões, sejam embasadas ou não em conhecimento tácito. Hoje e sempre temos muitas maneiras de se chegar a o "X" de várias questões com maior rapidez e com margens de erro quase mínimas. Empresas especializadas em Business Analytics e Big Data, como a A10 Analytics, auxilia empresas com a analise de informações para a tomada de decisão com precisão absurda.

Em tempos passados, essas ferramentas ou facilidades tornavam o processo decisório muito mais intuitivo do que analítico. Já imaginaram se Bill Gates quando iniciou os trabalhos da Microsoft tivesse uma empresa como a A10, para auxilia-lo nas decisões de investimento e direcionamento? e Esteve Jobs, e Rockfeller e tantos outros que marcaram a história?. Acredito que as análises de dados são sim, ótimas ferramentas direcionadoras para a tomada de decisão de qualquer espécie, claro, que desde que sejam confiáveis, porém ainda assim, o "feeling" para os negócios e aquela "certeza implícita" mais descrita como um sentimento do que como um fato, também devem ser considerados, pois como vimos alguns exemplos, foram fatores de muito sucesso.
Comments