top of page

Imperativismo e Produtividade: Será que combinam?

  • Tiago J. S. Lima
  • 22 de dez. de 2016
  • 2 min de leitura

Quando iniciamos nossa vida profissional, dificilmente imaginamos os entraves pessoais e burocráticos da pessoa jurídica, que iremos enfrentar. Motivados pelo crescimento e aprendizados contantes, mergulhamos fundo num "mar de monstros" e muitas vezes aprendemos da maneira errada a lidar com situações e pessoas de diferentes níveis de complicação.


Em constante evolução, o mundo dos negócios nos exige cada vez mais flexibilidade para que assim sejamos mais complacentes e adaptáveis às pessoas e processos. Mas será que todos os profissionais conseguem? Será que as empresas mudam seus processos na mesma demanda que as pessoas mudam seu comportamento?


Em um cenário competitivo imaginamos que "sim", porém ainda é muito evidente a necessidade de reorganização nas empresas, de modo que se consiga em "tempos difíceis" reter os talentos e especializar àqueles que com potencial relevante possam de fato, levar a um patamar maior de produtividade e satisfação pessoal. Sabemos que cultura empresarial é teoricamente difícil de se modificar e adaptar, porém é necessário tal mudança. O Clima Organizacional têm vital relevância nas decisões que os profissionais precisam tomar em suas atribuições de trabalho e de vida.


Na outra vertente, temos alguns profissionais, ainda relutantes às mudanças de atitudes e as "mesmices", que não têm ao menos a busca pelo conhecimento. O mais triste é ver que ainda, por algumas empresas, são valorizados tornando-os assim partes integrantes de uma empresa com processos e pessoas "amarradas", ou seja seu "DNA".


Em consequência, além de se tornar a "marca amada" nas procuras de profissionais, empresas com esse tipo de gestão, conseguem manter a produtividade da equipe e não ser "Imperativista" e se solidificar em seus ramos de atuação.


Contudo, certa vez ouvi uma frase que por muito tempo tive o prazer de aprender e viver com ela, "Empresa é Gente", um visionário, Sr. Luiz Gonzaga, Presidente do Grupo Tracbel, onde tive o prazer de trabalhar por mais de 7 anos.


Essa "simples frase" reflete de muitas maneiras a importância do capital humano e de como as politicas de valorização, respeito e clima organizacional, fazem a diferença para o crescimento sustentável tanto das organizações como dos profissionais envolvidos.


Quer crescer?... Seja Gentil!.... Quer o mundo melhor? Use-o com Sabedoria!.... Quer aprender mais? ....Seja Humilde e Busque mais!

Comments


© 2016 por Tiago J. S. Lima Business. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page