top of page

A Gentileza na Arte de Liderar.

  • Tiago J. S. Lima
  • 15 de nov. de 2016
  • 2 min de leitura

Saindo da Jaula

Com certeza todos já leram a respeito ou ouviram alguém dizer sobre algum antigo ou atual chefe arrogante que realmente não agregava valor a equipe e ainda por desvalor, direcionava a equipe ao fracasso.


Afinal, aprendemos desde pequenos que as pessoas precisam ser respeitadas e muitas vezes essa palavra é esquecida ou colocada em segundo plano.


A gentileza gera empatia em servir, em ser alguém que todos respeitam e espelham. É um dever moral de todos serem gentis e descentes com os outros. Muitas empresas não se preocupam com o talento humano e como desenvolvê-lo continuamente, essa busca muita das vezes, se inicia e finda no processo seletivo. Pós contratação, o funcionário é mergulhado em normas e culturas empresariais, onde a adaptação torna-se treinamento obrigatório e árduo. Os profissionais com todo seu potencial, acabam se desmotivando pois, não consegue enxergar na empresa a "gentileza" de mantê-lo contente e valorizado. Como disse Tom Peters, referencia nos debates sobre gestão e pesquisador, "A empresa que não valoriza e investe em seus funcionários, não será capaz de entregar os melhores produtos e serviços" Uma de suas máximas é: "Seus clientes nunca serão mais felizes que seus funcionários".


Em tempos de crise é dífícil crer que treinamento, seja a melhor alternativa, porém muitos se esquecem que o tempo de retorno sobre o investimento em treinamento, muitas vezes é de cinco minutos, um dia ou uma semana, pois o "treinado" já começa aplicar ativamente os conhecimentos adquiridos e motivar mais pessoas a produzirem mais e mais.


Um líder que consegue com sua gentileza, ouvir seus funcionários, com certeza terá resultados melhores.


Contudo, a gentileza normalmente acompanha a humildade e o pensamento focado no projeto. Segundo Jim Collins, autor do clássico americano "Good to Great", publicado em português Empresas Feitas para Vencer", o conceito de liderança Nível 5 reúne habilidades, de outros 4 níveis por ele classificados: nível 1 (capacidades individuais), nível 2 (as de equipe), nível 3 (as de administração), nível 4 (as de liderança). O líder nível 5 possui todas essas habilidades,e, além disso, tem humildade.


Dentre as formas de se alcançar o nível 5, destacam-se:


1 - Escutar antes de tomar decisões;

2 - Valorizar os membros da equipe e demonstrar;

3 - Chamar para si a responsabilidade pelo fracasso;

4 - Evitar falar de si em reuniões e palestras, falar dos feitos dos membros da equipe;

5 - Dar exemplo de humildade em cada atitude.


Enfim, temos sempre vários exemplos, de pessoas e profissionais que buscam as melhores formas de se alcançar seus resultados, porém, comprovadamente empresas que conseguiram crescer o triplo de suas concorrentes em 15 anos, tinham líderes que respeitavam seus colaboradores, e faziam com que fossem parte das conquistas da empresas, simplesmente com humildade e gentileza.


Comments


© 2016 por Tiago J. S. Lima Business. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page